TRAUMATIZADOS PELA GRAÇA

13:54Apenas Evangelho

Por Flávio Santos 


"E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo". 
                                                                                                                              I Coríntios 15.8-10 


O resumo do conteúdo do evangelho segundo as escrituras é que Jesus morreu na cruz para perdoar os nossos pecados, foi sepultado, mas, ao terceiro dia, ressuscitou para nossa justificação. 

Esse resumo do evangelho foi recebido por Paulo e entregue a todos, para que estes pudessem crer e ser salvos dos seus pecados. 

Foi o próprio Jesus que o entregou a Paulo para que, este, o repassasse a todos os quais encontrasse na caminhada da vida. 

Paulo foi o último a vê-lo após a ressurreição. Paulo disse que Jesus foi visto por Pedro, e depois pelos doze; por mais de quinhentos irmãos; por Tiago e por ele, como a um abortivo, nascido fora de tempo. A palavra utilizada para descrever o seu encontro com Jesus é a mesma para o encontro dos outros com Jesus ressurreto, significando que Paulo, mesmo depois de Jesus ter ascendido aos céus, o encontrou no caminho de Damasco. Tê-lo visto, quer dizer, tê-lo encontrado de forma experiencial. 

Essa experiência para Paulo foi traumática. Ele diz que é um abortivo, no grego koinê, a palavra utilizada é “ektroma”, nascido de forma traumática. 

Na narrativa de Lucas em Atos podemos ver como foi esse nascimento traumático. (Atos 9) 

Paulo, com cartas para prender alguns da seita do Caminho, foi surpreendido em seu caminho de perseguição pelo Caminho/Verdade/Vida, e, neste encontro, depois de ser subitamente cercado por uma luz resplandecente, caiu ao chão e ficou cego. 

Foi levado à Damasco. Ficou três dias sem comer e beber. Recebeu a imposição de mãos de Ananias para que fosse cheio do Espírito Santo e tornasse a ver. Depois de recuperar a visão, foi batizado. Ficou alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco e depois foi cumprir a sua nova missão. 

Paulo foi traumatizado pela graça. 

E, depois desse trauma, não mais recalcitrou como um boi bravo, contra os aguilhões da graça, mas, entregou o que recebeu de Jesus. Trabalhou muito mais do que os que experimentaram a ressurreição histórica, porém, Paulo, sabia que não era ele, mas, sim, a graça de Deus que o havia encontrado no caminho de Damasco. 

Aqueles que são traumatizados pela graça, só tem uma coisa a fazer. 

Anunciar o Evangelho da morte de Jesus na Cruz, e a Sua ressurreição dentre os mortos. 

Você já foi traumatizado pela graça? 

Pense Nisso! 

Apenas no Evangelho, em que os que são traumatizados pela graça, anunciam que Deus, em Cristo, estava reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados.


Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato