QUEM CONSIDERA, VALORIZA.

11:27Apenas Evangelho

Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, considerai com atenção o Apóstolo e Sumo Sacerdote que declaramos publicamente, Jesus.
Hebreus 3:1











por Sandro VS


Ninguém em sã consciência trocaria um anel de brilhantes por uma bijuteria, ou um carro do ano por um já fora de linha, mas foi exatamente isto que alguns estavam fazendo no período em que esta carta foi escrita. Isto é, depois de terem conhecido Cristo por meio do Evangelho estavam voltando à obsolescência da lei do Antigo testamento. 
Por isso a base de todo o pensamento do escritor aos hebreus é que a plena revelação de Deus só vem através de Jesus Cristo e que só por meio de Jesus o homem tem verdadeiro acesso a Deus. Assim, ele começa demonstrando que Jesus foi superior aos profetas, prossegue afirmando que Jesus superou os anjos e, neste texto, passa a demonstrar a superioridade de Jesus sobre Moisés, para com isto, argumentar que toda a lei mosaica nada mais era que a sombra da revelação final de Deus, Jesus, o Cristo. 
Não é novidade para o leitor das escrituras que no pensamento judeu Moisés sempre ocupou um lugar absolutamente singular, pois Moisés foi o homem com quem Deus falou face a face, como se fala com um amigo e, também, foi ele o receptor direto dos dez mandamentos, a lei que revelou a vontade de Deus e que veio a ser o mais importante na vida de um judeu, assim, Moisés e a Lei eram virtualmente uma e a mesma coisa. 

Com esta valorização em mente o autor pede que os leitores deem a mesma atenção a Jesus, ou seja, que olhem para Jesus da mesma forma que olham para Moisés, com concentração. Para isso ele usa uma palavra significativa para “considerar”, esta palavra não significa simplesmente olhar algo ou perceber alguma coisa, pois a pessoa pode olhar ou perceber algo sem ver realmente o que está sendo revelado, mas significa fixar atenção em algo ou em alguém de tal maneira que seu significado e a lição que ensina sejam assimilados. 

Quem olha para Moisés ou a lei nada mais vê do que a si mesmo, pois a lei mostra o pecado que há no homem, e por ser toda lei perfeita e todo o homem pecador assumi-la novamente é voltar a ser escravizado pelo pecado. Mas quem olha atentamente para Cristo, vê a graça e o favor de Deus, pois Jesus é a lei de Deus cumprida sem falhas. 

Este olhar atento chama-se , pois sem Fé em Cristo é impossível agradar Àquele que agradou-se em enviá-lo e sacrificá-lo para que a lei fosse cumprida. 

Viver APENAS EVANGELHO é crer de todo o coração em CRISTO e, assim, não trocar o tesouro chamado GRAÇA por nada obsoleto e desvalorizado. 

Soli Deo Glória!

Talvez possa Querer Ler Também

2 comentários

  1. não merecemos mas ele se fez carne e tornou semelhante a homens (Fl 2.7), morreu numa Cruz simbolo de maldição (Gl 3.13) para obtivessemos essa graça regeneradora que nos tira da escravidão do pecado e tudo isso por amor...ele é soberano!!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Hamilton Junior,
    Ele é Soberano e na cruz mostrou que deve ser valorizado!!!

    ResponderExcluir

Postagens Populares

Formulário de contato