NÃO PENSE DUAS VEZES.

14:13Apenas Evangelho

E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Permite que primeiro eu vá sepultar meu pai. Jesus lhe respondeu: Deixa os mortos sepultarem seus mortos, tu, porém, vai e anuncia o Reino de Deus.
Lucas 9: 59-60









por Sandro VS


Jesus estava indo para a CRUZ e o caminho direto entre a Galiléia e Jerusalém atravessava Samaria, mas muitos judeus o evitavam. Os samaritanos, na realidade faziam tudo o que podiam para atrapalhar e até ferir os grupos de peregrinos judeus que tratavam de atravessar seu território, assim era até estranho que Jesus tomasse esse caminho para Jerusalém, e era mais estranho ainda que procurasse encontrar hospitalidade em uma aldeia samaritana. O que Jesus estava fazendo era estender uma mão amiga a esse povo inimigo. Neste caso não só lhe negaram albergue, mas também resistiram à sua amizade. 

Ao seguir para outro povoado Jesus inicia um diálogo com três homens que faziam parte do grupo que o seguia. O primeiro foi um escriba que se mostrou muito voluntarioso e entusiasmado com Jesus (ler o post "NÃO SÃO SÓ CONFETES” deste blog). O segundo foi este homem que, ao contrário do primeiro, não se ofereceu, mas foi convidado a ir. 

Sua resposta foi um solene "MAIS OU MENOS", isto é, não queria dizer "NÃO" para Jesus, mas queria ganhar tempo para responder. Existem duas interpretações para sua resposta. 

A primeira é a que seu pai estava vivo, mas doente, portanto o que ele realmente sugeriu para Jesus foi: "Deixe-me cuidar dele até que morra". Com isto o que ele queria era protelar sua resposta. Se assim for, a resposta de Jesus segue o seguinte argumento: "Sempre haverão mortos para se enterrar, pois todos os que vivem seguem este caminho, mas o chamado para anunciar o Reino é urgente porque muda a história para o depois da morte". 

A segunda é a que seu pai havia morrido, portanto ao sugerir isto ele apela a um direito pessoal, pois em Israel prestar sepultamento honrado aos mortos era considerado como um ato de bondade e tinha prioridade sobre qualquer outro serviço, assim sendo era considerado um dever. Segundo os rabinos a provisão de um funeral descente para um familiar tinha prioridade inclusive sobre serviços religiosos e até o estudo da lei. Mas se assim for, a pergunta que fica é: "O que este rapaz fazia ali com o pai morto em casa?", assim Jesus mostra que este rapaz tem problemas com prioridades e por isto diz: "Você deve priorizar o mais importante, seu pai partiu e não voltará mais, mas o restante de sua vida depende de sua decisão agora". 

E qual é a sua resposta diante deste chamado? 

Não podemos fazer parte do grupo de curiosos que seguem Jesus de longe, pois o chamado é para que deixemos tudo para segui-lo. Não adianta possuirmos justificativas que até parecem legítimas aos nossos olhos, mas devemos lembrar de que o convite da GRAÇA consiste no abandono total de si mesmo para viver por e para CRISTO. 

Portanto, lembre-se do que Jesus disse: "VOCÊ, SEGUE-ME!”. 

Soli Deo Glória!

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato