JOGADORES DE DADOS DO EVANGELHO.

14:59Apenas Evangelho

por Flávio Santos


(Leia Efésios 4.13-16)

O propósito de Paulo, é que os membros do corpo de Cristo não sejam como meninos inconstantes, que não tem opinião firme no evangelho, que sempre mudam de opinião pelo ensino de doutrinas heréticas. Que os membros do corpo não sejam como um barco em alto mar, levados de um lado para outro, por ventos de doutrinas e pela astúcia dos homens, que somente induzem ao erro, mas, que cresçam em Cristo. 

Os ventos de doutrinas significam, metaforicamente, o efeito das diversas doutrinas na vida mental e espiritual que levam a pensar de uma forma, e depois outra. Esses ventos causam desestabilidade espiritual. 

Da figura do mar e ventos, somos levados para outra, o jogo de dados. Paulo usa a expressão “esperteza”, que quer dizer literalmente “jogadores de dados”, esta figura traz a ideia de homens trapaceiros. Esses homens conspiram para induzir os membros do corpo ao erro, um afastamento tão grande da verdade do evangelho e do corpo, que os leva a se tornarem errantes e desgarrados da Igreja de Cristo. 

À época de Paulo, os ventos eram fortíssimos, mas, acredito que hoje, estamos enfrentando verdadeiros vendavais de doutrinas avessas ao evangelho. 

Somente aqueles que são crianças na fé, ou, adultos imaturos, são levados pelas ventanias de heresias, e jogados como dados nas mãos de homens trapaceiros. 

Fica evidente, que os ventos das doutrinas dos jogadores de dados não são ensinos dos de fora da igreja, mas heresias que nascem dentro do corpo. Esta palavra de Paulo é bem atual, pois o que mais vemos são ventos de doutrinas em nome de Jesus, mas, de Jesus, não tem absolutamente nada. 

Esses ventos doutrinários estão a todo tempo mudando. Começa de uma forma, depois, “Deus” mostra outra forma e visão, e a doutrina vai sofrendo mutações. 

Cuidado! Nem tudo aquilo que carrega a confissão evangélica, é, de fato, o evangelho de Cristo. 

Não faço questão de citar os nomes dos provocadores de ventos e dos jogadores de dados que estão por toda parte. Basta conhecer e discernir o evangelho, e os reconheceremos facilmente. 

Isso pode ser evitado quando o membro do corpo entende que a sua vocação é caminhar no crescimento em direção a Deus. Isso acontece quando se decide seguir a verdade, a doutrina de Cristo, o Evangelho. O corpo cresce na cabeça, que é Cristo. Este corpo ajustado, unido, pela função de cada um cresce em Deus até chegar a estatura completa de Cristo. 

Desse modo, acontece como na igreja de Atos, por essa unidade no crescimento em direção a Deus, Ele vai acrescentando os que vão sendo salvos. Assim a Igreja cresce em qualidade e quantidade. Na espontaneidade do Evangelho de Cristo. 

Apenas no evangelho, que estamos firmados, e não somos como dados nas mãos dos jogadores do evangelho. 


Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato