“FOCO!”

12:59Apenas Evangelho

E outro disse: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me primeiro despedir-me dos de minha família. Jesus, porém, respondeu-lhe: Ninguém que ponha a mão no arado e olhe para trás é apto para o reino de Deus.
Lucas 9:61-62












por Sandro VS


Jesus continua sua caminhada rumo a Jerusalém e também a sua conversa sobre a autorrenúncia.

(ler o post http://apenasevangelho.blogspot.com.br/2012/06/nao-sao-so-confetes.html http://apenasevangelho.blogspot.com.br/2012/07/nao-pense-duas-vezes.html  deste blog). 
Este terceiro homem, citado apenas pelo evangelista Lucas, é uma mistura do escriba com o segundo, isto é, ao mesmo tempo em que se mostra voluntarioso também impõe condições para seguir Jesus. 
Jesus não o detém nem o pressiona, mas deixa claro que no Reino de Deus não existem lugares para indecisos. Para afirmar isto Jesus faz uma adaptação a um provérbio grego de um filósofo que viveu no ano 800 a.C. chamado Hesíodo. 

A forma original do provérbio é: "Aquele que coloca a mão no arado não pode olhar para traz"

Isso, deve soar de uma forma mais familiar a quem já trabalhou no campo, ou seja, aquele que começa a preparar a terra para o plantio abrindo os sulcos na terra, não pode ficar olhando para traz para tentar corrigir o seu trabalho, pois se assim fizer, nunca conseguirá fazer seu trabalho direito. Este tipo de serviço, para ser concluído com qualidade, exige concentração e foco. 

Jesus acrescenta ao provérbio a seguinte conclusão: "não é apto para o Reino de Deus", afirmando que no Evangelho não existe espaço para hesitações, isto é, ninguém que fique sentindo saudades de sua vida antes de Cristo pode se satisfazer com o que lhe é oferecido depois de conhecê-lo. Tentar viver a plenitude de Cristo sentindo remorso pelo que deixou é comprometer toda a vida plena que foi ofertada. 

Já houve quem dissesse que "indecisão é quando você sabe muito bem o que quer, mas acha que deveria querer outra coisa"

Para estes a resposta de Jesus é clara: 

"Não haverá lugar para tais no reino de Deus!"

Pois este reino, segundo o contexto, é para aqueles que, assim como seu Rei, decidiram ir para a Cruz, pois este era o fim que Jesus havia se proposto a assumir quando decidiu ir para Jerusalém. 

Encerro com as palavras de Paulo, que decidiu não olhar para trás. (ler o post http://apenasevangelho.blogspot.com.br/2012/05/religiosidade-ou-cristo-qual-o-seu-alvo.html deste blog). 

"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". Filipenses 3.13-14 

Soli Deo Glória!

Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato