CORAGEM! SOU EU! NÃO TENHAM MEDO!

13:32Apenas Evangelho

por Flávio Santos


(Leia Mc 6.45-53)

Na era das grandes navegações, a palavra "procela" entrou para o vocabulário da língua portuguesa. Procelas são as fortes tempestades que se formam em alto mar, atingindo barcos causando naufrágios. 

O barco dos discípulos foi atingido por procelas, ventos que davam com ímpeto sobre o Mar da Galileia, que era famoso por suas tempestades. Na verdade não era exatamente um mar, mas um lago de águas doces que recebia ventos gelados provenientes do Monte Hermon, que com fúria encrespavam as ondas e provocavam grandes tempestades que atingiam barcos, ocasionando naufrágios. 

Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem para Betsaida. Os discípulos obedeceram, e foram para Betsaida atravessando o Mar da Galileia. Na travessia enfrentaram ventos que se levantavam contra o barco. É interessante que estes ventos não aconteceram por desobediência à vontade de Jesus. Estavam onde Jesus os mandou estar, fazendo o que Jesus os mandou fazer, indo onde Jesus os mandou ir, mas isso não os impediu de enfrentar dificuldades. 

Nesta grande tempestade, os discípulos aparentemente estavam sozinhos, Jesus não estava no barco. Digo aparentemente, porque Jesus estava no monte, orando e intercedendo por eles. Após Jesus despedir a multidão que havia sido alimentada por meio da multiplicação dos pães, subiu ao monte para orar, de lá observava a dificuldade dos discípulos, pois o vento soprava contra eles. Embora geograficamente separados, Jesus não estava alheio às dificuldades de seus discípulos. 

É interessante que Jesus não ficou apenas, no monte, intercedendo. Foi ao encontro dos seus discípulos andando sobre as águas. Era alta madrugada (entre 3 e 6 horas da manhã), os discípulo já estavam há nove horas enfrentando aqueles ventos contrários. Jesus se apresenta como SENHOR SOBERANO sobre as águas que se agitavam e desestabilizavam o barco dos discípulos. Quando O viram andando sobre as águas, pensaram que fosse um fantasma, e isso gerou terror e gritos, mas Jesus se apresenta a eles como o grande EU SOU, que no Antigo Testamento é uma autorrevelação divina, um título do grande Deus Soberano. 

Dessa narrativa, aprendemos algumas aplicações para nossas vidas: A obediência não é antídoto que nos imuniza contra as dificuldades e aflições da vida; o ofício sacerdotal de Cristo continua após sua ascensão e o Sumo Sacerdote intercede por nós em todos os momentos de nossas vidas; não há dificuldade que enfrentamos na vida que não esteja sob o controle soberano de Jesus. 

Apenas no evangelho, em que o Soberano Jesus nos fortalece e nos acalma, dizendo: Coragem! Sou Eu! Não tenham medo!



Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato