ALCANÇADO PELA ESPERANÇA.

16:05Apenas Evangelho


Não que eu já tenha alcançado, ou que seja perfeito, mas vou prosseguindo, procurando alcançar aquilo para que também fui alcançado por Cristo Jesus.

Filipenses 3:12

















por Sandro VS

Mais uma vez para evitar a redundância e facilitar o entendimento do texto peço que leiam o post RELIGIOSIDADE OU CRISTO. QUAL O SEU ALVO?


Assim sendo, o apóstolo, neste texto, fala que mesmo sendo alvo da salvação revelada em Cristo percebe que ainda existe muito a fazer para alcançar uma perfeição final. 

O termo, PERFEITO, usado no versículo, tem uma aplicação um tanto difícil de explicar, e a prova disto, é que no versículo doze Paulo diz que ainda não é "perfeito", mas, no versículo quinze, ele diz: "todos os que somos aperfeiçoados", portanto, parece contradizer-se em um curto espaço de raciocínio. 

Esta palavra tem vários significados no idioma grego, mas a maioria gira em torno de certa adaptação a uma dada responsabilidade, ou seja, alguém que já está desenvolvido em algo em contra posição a alguém que ainda não está, ou ainda, de quem está capacitado em uma matéria em oposição a um mero aprendiz. 

William Barclay ainda nos apresenta outro significado: 

"Na época da Igreja primitiva se usava ordinariamente para descrever os mártires. Dizia-se que o mártir era aperfeiçoado pela espada, isto é, o dia de sua morte se chamava o dia do aperfeiçoamento"

Portanto, Paulo afirma que, em comparação à riqueza do chamado à salvação feita em Cristo, ninguém pode achar que, enquanto neste plano terreno de existência, já alcançou um patamar que o faça presunçosamente confortável, assim, por mais conformados que estejamos à perfeição de Cristo nunca podemos desistir de perseguir Sua imagem. Não que alguém possa perder-se de Cristo depois de salvo por Ele, mas que, depois de salvo, a conduta natural do cristão é perseguir a conformidade com o seu Salvador e a garantia de que todo este esforço não será em vão é exatamente o fato de que o processo não consiste em mérito humano algum, mas no mérito daquele que chamou. 

De maneira que vivemos em Cristo hoje, de certa forma, o cumprimento daquilo que esperamos, pois a nossa esperança não consiste apenas em que alcançaremos o que esperamos, mas em que fomos, antes, alcançados por aquilo que esperamos, isto é, Cristo. Por isso não terminaremos frustrados, pois, em Cristo, fomos alcançados pela recompensa da nossa esperança, a ETERNIDADE

Assim a esperança de quem vive APENAS o EVANGELHO é conhecer apenas DEUS em CRISTO

Soli Deo Glória! 


Talvez possa Querer Ler Também

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato